Em poucos minutos na estrada, soou o “alarme” de Aurora Boreal. Vale dizer que o tal alarme é o próprio Brotto gritando: desçam todos agora! E assim, no desespero do susto e do grito, todos correram para fora do ônibus. Aurora Boreal na Islândia – 24/10/2019 / Fotos: Monique Renne O impacto ao ver a Aurora Boreal dançando no céu é indescritível. Não havia dificuldade em enxergar as luzes a olho nu e todos, extasiados, estavam incrédulos no que que viam.
Portugal ganha à Hungria e vence Grupo D do Mundial de
Grupo de viagem do Marco Brotto que fizemos parte/ Foto: Marco Brotto Durante o período que estivemos na Islândia, contamos com alguns dias espetaculares de céu azul e poucas nuvens, clima que é bastante raro no país e que causou surpresa até entre os moradores. E a nossa sorte não parou por aí! Logo que chegamos à Islândia, quando estávamos com o grupo dedicado à visualização de Aurora Boreal, contamos com um grande buraco coronal virado para a Terra e intensa atividade solar, o que nos permitiu visualizar luzes lindíssimas, a olho nu, por cinco noites seguidas! Foi inacreditável de tão lindo! No mapa abaixo você pode conferir os principais locais por onde passamos durante os dias de viagem pela Islândia em busca da Aurora Boreal.
Foi se desdobrado em longas tiras de cores para cima e para baixo. É a dança mais linda que meus olhos já viram. Thingvellir National Park, Islandia. Aurora Boreal 09/2019. Nikon D5100 / Foto: Yenifer Contreras Cerca de 30 minutos depois, lembrei-me da câmera. Tiramos algumas fotos, mas sem ambição. Eu só queria olhar para ela com os olhos.
Mundial de Handebol masculino: Brasil faz sua estreia nesta
Guardei o momento no meu disco rígido mental e nunca apaguei nada. Por volta das três da manhã, fui para a cama. Quase hipotérmica. Eu tremia sem parar. Aqui está uma recomendação: se o seu carro não tiver um teto móvel, deixe-o com as janelas voltadas para o norte e aguarde no interior. Sempre haverá um novato que avisará quando a Aurora chegar. Assim, nos cinco dias seguintes, tivemos noites boreais.
Algumas rotas são acessíveis apenas a carros com tração 4 x 4. Fique atento para não sair do rumo! Outro fator que pesa contra dirigir na Islândia é a intensidade dos ventos e clima instável, o que costuma causar acidentes e fechamento das pistas. Ao dirigir na Islândia, é preciso ficar atento ao serviço meteorológico e de tráfego terrestre. Vale consultar o Safe Travel e o Road. Is para saber se o seu percurso estará em boas condições de dirigibilidade.
O país conta com uma estrada principal que contorna toda a ilha e facilita bastante a vida do turista. Conhecida como Ring Road, a Route 1 tem 1330 km de extensão, passa pelas principais cidades da Islândia e também por muitos pontos turísticos. Ela é a estrada que guia grande parte dos viajantes que se aventuram por conta própria no país. Apesar da Ring Road ser a principal rota dos turistas, elas não é a única e desvios serão necessários para conhecer algumas das mais famosas atrações do país. Apesar de ter boa infraestrutura, nem todas as estradas da Islândia são acessíveis a carros comuns.
FlyTAP
Brasil vence Cabo Verde e se classifica para a segunda fase
Primeira noite com Aurora Boreal na Islândia (24/10) Partimos de Reykjavik rumo a Reykholt, seguindo pela costa oeste em direção ao norte da Islândia. Durante o dia fizemos uma parada para visitar na região de Husafell, onde está a Geleira Langjokull, segunda maior da Islândia. A nevasca que nos pegou por lá alterou um pouco os planos do dia e chegamos a desanimar sobre as condições climáticas, mas a verdade é que o jogo virou e o céu limpou! Geleira Langjokull Saímos à noite para a nossa primeira caçada seguindo as previsões do Marco Brotto, que acompanhava a chegada de uma grande tempestade solar. Ainda na porta do hotel, vimos o céu ganhar emocionantes tons de verde e o coração disparou. Foi o nosso primeiro contato com as luzes do norte! Era hora de buscar por um bom ponto para observação.
Streaming ao Vivo & Programação de TV: terça 17 jan., 2023
assista ao vivo tdc future - TheDevConf
Reiquejavique: aqui o paraíso cheira a enxofre
Claro que a obstinação dos caçadores de Aurora Boreal faz muita diferença, mas o conhecimento técnico para interpretação de gráficos, imagens de satélites, previsões meteorológicas e outros dados importantes é o que conta de verdade. Eles sabem exatamente onde e a que horas ver o fenômeno. A única preocupação do turista será descer do veículo e se emocionar com as luzes brilhando no céu. Sem contar que será possível uma boa soneca entre um trajeto e outro na madrugada. Em uma viagem focada na Aurora Boreal, os dias de passeio seguem o roteiro mais adequado para ver o fenômeno à noite. Nem sempre é possível prever o que os turistas farão, mas é claro que sempre há passeios entre uma noite e outra de auroras e você acabará conhecendo um bocado do país, ainda que essa não seja a preocupação principal da viagem.
Se você estiver por conta própria, a foto é para mais tarde. A Islândia sempre lhe dará a oportunidade de aproveitá-la. E vá em frente, para que seu próximo destino seja o céu boreal do norte, para não se arrepender! Caçando Aurora Boreal com um caçador profissional: meu relato de viagem Eu, Monique Renne, embarquei rumo à Islândia para uma viagem de 9 dias a convite do leitor Marco Brotto, brasileiro especialista em caçada de Aurora Boreal que organiza grupos para diversos países com o interesse específico na observação do fenômeno. Além do período oficial da viagem de nove dias, optei por ficar mais 4 dias na capital Reykjavik e assim conhecer um pouco das regiões próximas e, quem sabe, ter a oportunidade de ver a Aurora Boreal mais uma vez por conta própria ou em tours mais econômicos de apenas um dia.
Em cada acampamento que escolhemos, aproveitamos muito. Tentamos tirar fotos, mas sem a ambição de fazer a imagem perfeita. Sempre era melhor aproveitá-la sem interrupção. Sentir sua energia. Ser capaz de viver o momento um pouco como os islandeses e fazer dela a rotina enquanto o amanhecer dança, isso é um privilégio! Lembre-se sempre de que há momentos em que as luzes aparecem apenas por segundos ou minutos. Eu recomendo aproveitar pelo menos os primeiros momentos, porque você não sabe quanto tempo vai durar.
Os pacotes podem ter saída do Brasil ou serem contratados na Islândia. Nem sempre as passagens aéreas e refeições estão inclusas, mas o transporte, guia, passeios e hospedagem costumam já fazer parte dos pacotes. Essa é uma viagem para quem está com grana sobrando ou realmente tem o sonho de observar a Aurora Boreal e não quer correr o risco de não ver.
GNI Live - Google News Initiative
Communications APIs | Vonage
Primeiro no verão islandês e depois no inverno. Suas cachoeiras, a vastidão do planalto, a costa eterna, o pôr do sol do verão que nunca acaba e a rainha da viagem: a aurora boreal no inverno é um espetáculo maravilhoso! Ambas as vezes eu fiz a viagem por conta própria e em campervan, que alugamos com a mesma empresa, porque é boa, o preço é conveniente e eles entregam o veículo com tarifa final já com seguro, internet e todos os serviços incluídos.
Decidi então que iria curtir o show e as fotos deixaram de ser prioridade. É maravilhoso ter as fotos, mas viver esse momento foi muito mais importante. Esperar para tirar boas fotos do aurora também exige coragem no frio. E por isso eu também não podia “aclimatar”. Foi assim que nosso tripé amanheceu após uma noite boreal. Foto: Yenifer Contreras Já na Islândia e acima de nossa campervan, o previsor de meteorologia da Islândia, Aurora Forecast, seria meu melhor aliado. Viajaríamos do sul para o norte, fazendo um círculo completo em todo o país em 10 dias. O que não sabíamos exatamente é quanto avançaríamos diariamente, porque dependeria de onde seria mais provável encontrarmos a aurora.
Os prótons causam auroras fracas e difusas, dificilmente visíveis ao olho humano. Já os elétrons, quando chegam à magnetosfera, são energizados em razão da aceleração da atração para o lado escuro da Terra. Os elétrons, acelerados e ionizados, viajam pelo campo magnético da Terra até as regiões polares e então rompem esse campo, onde colidem com átomos e moléculas de oxigênio e nitrogênio na termosfera. Com essa atividade de elétrons, temos as auroras dançantes, coronais e os melhores espetáculos”.
Tem um tarifário pré-pago As comunicações que faz ou recebe são descontadas do saldo que tem disponível, sempre que aplicável. Antes de viajar, confirme se o roaming automático está disponível no seu país de destino. Tem um tarifário pós-pago Poderá consultar os seus gastos sempre que desejar. Os custos das comunicações em roaming serão apresentados na sua fatura. Para mais informações ligue grátis 16910. Obter ajuda e informações quando está em Roaming Temos acordos com várias redes e em vários países.
Uau. Aí vem! Eu gritei. E todas as pessoas começaram a sair de suas caravanas. Percebi que os campistas se mantinham longe do frio, porque sempre há um novat como eu congelando lá fora, e que ele se exalta gritando quando o aurora chega. A luz em segundos se tornou uma linha verde curva que avançava de norte a sul. Em um minuto estava sobre a minha cabeça. Eu, com os olhos no céu, gritando com todos os outros viajantes como se tivéssemos vencido a Copa do Mundo (pense em mais emoção porque eu sou chilena). De repente, a linha começou a dançar no céu e as cores não tinham mais apenas uma forma plana.
Avançamos cerca de duas horas para chegar lá. Com temperatura de 1ºC e uma garrafa térmica com chocolate quente, sentei-me ao lado da campervan. Nossos vizinhos de acampamento tinham uma campervan com teto removível. Assim, eles apenas tiraram suas cabeças e câmeras para fora e o resto do corpo permaneceu protegido dentro do carro. Aproximadamente 45 minutos se passaram e, de repente, no horizonte entre as colinas do norte, uma luz começou a aparecer como se houvesse uma pessoa do outro lado das montanhas erguendo um grande holofote.
Tempestade solar (velocidade do vento solar) – Uma linda e intensa Aurora Boreal depende bastante de uma grande tempestade solar. Segundo o caçador de Aurora Boreal Marco Brotto, “o Sol envia para a Terra materiais por meio dos ventos solares. Isso é contínuo, ou seja, ele não deixa de enviar estes materiais em nenhum momento. Mas que materiais são esses? São chamados de ‘plasma solar’ e são formados por prótons, elétrons e neutrinos. É energia pura! Já os ventos ou tempestades que potencializam a Aurora Boreal são frutos de explosões, rompimento de filamentos ou de movimentações da coroa solar devido à rotação do Sol”. Buraco Coronal – Um grande “buraco” no campo magnético do sol permite a passagem de maiores correntes de vento solar e, consequentemente, Auroras Boreais mais intensas.
Lista completa de países e nacionalidades em inglês - Wizard